segunda-feira, 4 de julho de 2011

Igual a tudo na vida

Well, you know, it's like anything else.

"Camus disse que as mulheres são tudo o que jamais conheceremos sobre o paraíso na Terra."


"No seu caso, Falk, há uma piada seminal, que Henry Youngman contava, que é perfeita. Acho que resume tudo para você. Um cara chega no médico e diz: Doutor, sinto dor quando faço isto. O médico diz: Então não faça.
Pense nisso."


"- É um daqueles que se casam superjovens, acha que vai ser tudo lindo mas é uma hebetação, então larga a mulher. Acertei? Foi isso?
- Não acertou. Ela me largou. Não consigo largar ninguém. É isso que trato na análise: medo de dormir sozinho."


"Você priorizou a análise sobre a vida real? Você tem distúrbio de aprendizagem?"


- Por que faz análise? Medo de dormir sozinho. O que mais?
- Medo de morrer.
- Engraçado, eu também tenho isso! E meu cachorro também. É muito comum entre os seres vivos.
- E coisas mal resolvidas com a minha namorada.
- Você tem namorada?
- Estou muito apaixonado. Pela moça mais bonita, charmosa, sexy, incrível...
- Mas há coisas mal resolvidas?
- Vamos superar.
- Mas há conflitos dolorosos.
- Às vezes, ela é difícil. Mas vai amá-la, ela é demais!
- Sem dúvida, mas é impossível.
- Eu não disse isso.
- Disse, sim.
- Eu disse que ela é difícil.
- Agora ela é difícil. Em breve, será impossível. Acredite.


- Engraçado. Eu estava num táxi, anos atrás, desabafando com o taxista sobre todas essas coisas que você estava papagueando: vida, morte, o vazio do universo, o sentido da existência, o sofrimento humano... E o taxista me disse: Pois é... Igual a tudo na vida.


- Estou indo encontrar a Amanda. Eu serei pontual, ela chegará tarde. Ela é atrasada, desorganizada... Aliás, esse não é o maior problema. Ela me tira do sério, mas espere até conhecê-la. Ela é fascinante.


- Acho que foi Tennessee Williams que disse que o oposto da morte é o desejo. E eu desejei você desde o instante em que a vi.


"Minha vela queima nas duas pontas. Não vai durar toda a noite." Edna Millay.


- E vocês se envolveram pra valer?
- Não... Ele gostaria, mas eu não consigo me comprometer. Tenho um problema com compromisso. Eu sonho em encontrar alguém a quem eu queira me entregar. Sabe, ser a que sofre no final. Mas nunca aconteceu.


- Fiquei a fim de você desde que nos conhecemos. Não percebeu, pelo jeito como ignorei você?
- É, havia algo de insinuante por trás da sua apatia.


- Ela perguntou se ainda a amava. O que eu digo? Por que não digo a verdade, que me apaixonei pela Amanda? Por que não digo que acabou? Por que não consigo deixar as pessoas?


- Eu tenho uma teoria: rejeição demais causa câncer.


- Há uma escassez de talento autêntico no mundo.


Se a vida não tem sentido, por que escolher viver? Dobel diz que não escolhemos, é o sangue que escolhe por nós. E em que se resume isso tudo se eu morrer? Freud diz: em sexo e trabalho. Dobel diz que o trabalho dá a ilusão de sentido e o sexo dá a ilusão da continuidade.


O que há de errado comigo? Por que a ideia dela dormir com outro é terrível mas também excitante? Eu penso em cometer suicídio, mas tenho tantos problemas que não resolveria todos eles.


O que o coração não vê e não engorda, mata.


Ao longo da vida, não faltará gente lhe dizendo como deve viver. Eles têm todas as respostas: o que fazer e o que não. Não discuta com eles. Diga: "Sim, é uma idéia brilhante!" E depois faça o que quiser. E, ao escrever, procure ser original. Mas, se precisar plagiar, plagie os melhores.


- Estava apenas dizendo como a vida é estranha e cheia de mistérios inexplicáveis.
- Pois é... Igual a tudo na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário